O retorno anual médio desde a fundação é a rentabilidade média anual que o investidor auferiu desde 2008 até o fechamento do mês anterior.
Ao longo dos anos o fundo obteve retornos dos mais variados: anos com fortes rentabilidades, anos estáveis e até anos com rentabilidade negativa. A taxa de retorno média anual é uma representação da rentabilidade alcançada pelo fundo como se tivesse crescido em um ritmo constante e uniforme.
A utilidade dessa métrica é a possibilidade de comparar com outros fundos de investimento.
No gráfico abaixo, observa-se o desempenho consistente do fundo, superando o IBOV em quase todo período. Apesar da consistência, isso não significou um retorno linear e constante, afinal fundos de ações estão expostos às oscilações diárias dos preços das ações investidas.
Os retornos em 12, 24 e 36 meses auxiliam o investidor a ter uma visão de maior prazo sobre seus investimentos e como o fundo tem performado em relação ao índice nos períodos analisados.
O fundo foi constituído a partir da conversão do Clube de Investimentos HAYP.
É um fundo de ações que se caracteriza por ser fundamentalista e com foco no médio-longo prazo. A estratégia utilizada é analisar profundamente os demonstrativos financeiros e as perspectivas da empresa e de seu setor. Com base nessas análises, são feitos os investimentos.
Por se tratar de investimentos no mercado de ações, o HAYP FIA é considerado pelo órgão regulador um investimento com perfil “agressivo”.